Ahhh o verão!

Vai se aproximando o fim do ano e vamos nos preparando para a chegada do Verão. Provavelmente a época mais desejada pelos brasileiros.

Em Piracicaba, muitos começam indo à academia ou à Rua do Porto, iniciando aquela dieta milagrosa que irá fazer desaparecer aqueles quilinhos a mais adquiridos no inverno. Mas, poucos dão o devido cuidado à pele, o que os expõe mais à radiação solar e aumenta a produção de radicais livres.

Portanto, precisamos nos cuidar.

Horário de exposição

Devemos ficar atentos ao horário de maior incidência dos raios ultravioleta, que é normalmente das 10 às 16 horas ou das 11 às 17 hora, no horário de Verão. Portanto, é recomendável realizar atividades que exponham ao sol antes das 10 e depois das 16 horas, sempre usando protetor solar.

Roupas e acessórios

Além do filtro solar, no Verão é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois eles bloqueiam a maior parte da radiação UV.  Tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30%. As barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV.  Outro objeto que tem extrema importância são os óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos.

Filtro solar

Esse é o momento de intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente e pelo menos reaplicado de três a quatro vezes ao dia, se a exposição não for direta. Se a exposição for direta de duas em duas horas. Os produtos devem conter fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior e devem proteger contra os raios UVA (indicado pelo PPD) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS). Devem ser aplicados 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele absorva e em todas as partes de corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés. Porém, atenção, esse tempo diminui se houver transpiração excessiva ou se entrar na água.

  • Dica:
    Quanto mais clara a pele, maior o FPS! Pele negra também tem que usar! A SBD não recomenda o uso de protetor solar para menores de 6 meses.

Os cabelos também merecem cuidados específicos. Use fluidos siliconados nas pontas dos cabelos para impedir que eles se danifiquem com o vento, sol ou maresia.

Merecem cuidado especial as cicatrizes, especialmente as novas, que podem ficar escuras se expostas ao Sol. A proteção pode ser feita com uso de protetores físicos como cremes para assaduras, esparadrapo ou por meio do uso de filtro solar.

É preciso que crianças e jovens criem o hábito de usar o protetor solar diariamente, assim como aprenderam a escovar os dentes de forma correta!

Hábitos diários

As temperaturas mais elevadas exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Portanto, devemos aumentar a ingestão de líquidos no Verão. No mínimo 2 litros!

Podemos abusar da água, do suco de frutas, dos chás gelados e da água de coco. Todos os dias, sempre após o banho, piscina ou praia, aplicar um bom hidratante, que ajude a manter a pele hidratada por mais tempo. Ah, não se esqueça de tomar uma ducha depois de pegar uma praia (sal) ou uma piscina (cloro)!

Alguns alimentos também podem ajudar na prevenção aos danos que o Sol pode causar à pele. Cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba contém beta-caroteno, enquanto tomate, melancia, aspargos e goiaba são ricos em licopeno, substâncias que se depositam na pele e têm importante ação antioxidante. Elas são encontradas em frutas e em legumes de cor alaranjada ou vermelha.

No banho, recomenda-se usar sabonetes compatíveis com o tipo de pele de cada um, sem abrasivos ou buchas, e sem excesso. A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *